Quem somos

Fundado no ano de 1992, o Instituto ECOAR para a Cidadania é uma OSCIP, organização da sociedade civil de interesse público, sediada na cidade de São Paulo e formada por profissionais, estudiosos e ambientalistas que se reuniram logo após a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento (ECO-92) e o Fórum Global 92, para atuar em questões ambientais emergentes, contribuir com a construção de sociedades sustentáveis e influenciar políticas públicas socioambientais corretas.

O Ecoar é um dos criadores do “Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global”, documento referência para educadores em todo o mundo. Ao longo dos anos, vem aprofundando pesquisas e estudos em práticas de educação para sustentabilidade que promovam a disseminação de conhecimentos, valores, atitudes, comportamentos e habilidades que contribuam para a sobrevivência de todas as espécies e sistemas naturais do planeta, para a equidade social e emancipação humana.

O Ecoar também se destaca na questão da formação e animação de redes, Rede Brasileira de Educação Ambiental – REBEA e membro de diversas outras redes, como a Rede Mata Atlântica, A Reserva da Biosfera, a CAN – Rede Mundial do Clima, etc.

O Ecoar atua em regiões metropolitanas, periurbanas e rurais, elabora e implementa programas e projetos de florestas urbanas, atividades de extensão, gestão compartilhada de áreas densamente urbanizadas, de unidades de conservação, de parques e demais áreas de propriedade e/ou uso público, gerenciamento participativo de bacias hidrográficas, elaboração de Agenda 21 local, minimização e gerenciamento de resíduos e cursos de capacitação.

NOSSA MISSÃO

Contribuir – junto ao Estado, órgãos do governo, legisladores e formuladores de políticas públicas, bem como junto aos profissionais de diversas áreas e instituições, formadores de opinião e a sociedade em geral – para a defesa, preservação e conservação do meio ambiente e promoção do desenvolvimento sustentável.

http://www.ecoar.org.br/