O que eu valorizei neste estágio: transcultural experiências e novos entendimentos

Eu acredito que os intercâmbios internacionais, podem ser uma das experiências mais desafiadora, mais gratificantes na vida. Esse tipo de experiência requer muita paciência e motivação para que nos adaptemos à uma nova configuração cultural, especialmente tendo que usar um idioma diferente. Eu valorizei esta experiência imensamente. Como tenho aprendido sobre todas as coisas que são diferentes no Brasil do Canadá!

Trabalhando com os catadores de Cooperativa Chico Mendes

Trabalhando numa ONG brasileira em português, definitivamente tive dificuldades. Às vezes me sentia totalmente perdida sobre o que estava acontecendo. Eu tive sorte em ter minha colega Ana para me ajudar, especialmente no começo, quando eu estava me acostumando com o sotaque brasileiro e as palavras e as gírias diferentes. Claro que a melhor maneira de aprender um novo idioma é imergir para tentar o seu melhor e aprender novas palavras e expressões. Eu sinto que o meu Português tem melhorado muito, e eu realmente aprecio a paciência e disponibilidade de todos os meus colegas de trabalho e dos meus novos amigos aqui em São Paulo.

Almoço com amigos da cooperativa

Além da experiência transcultural incrível que eu valorizo, também valorizo todos as novas compreensão e conhecimentos que adquiri durante o meu tempo trabalhando com o Ecoar. Trabalhando todas as semanas com as cooperativas de reciclagem me fez mais consciente das próprias contribuições que devo fazer para a melhoria do meio ambiente, como a conservação de energia e a reciclagem. As aulas sócio-ambientais que nos fazemos cada semana por as cooperativas de reciclagem, têm me dado um grande entendimento sobre como envolver membros da comunidade e trabalhadores em iniciativas de aprendizagem participativa. Eu sinto que estes tipos de projetos melhoram as habilidades e o conhecimento de todos os envolvidos, também incluindo os professores. Gostei muito de meu tempo aqui em São Paulo, e vou sentir muitas saudades de todos os meus amigos que conheci aqui. Os brasileiros são algumas das pessoas mais acolhedores e hospitaleiros que encontrei! Quero agradecer a todos os meus colegas na Ecoar, meus novos amigos, bem como o programa de minha faculdade, “York International” por me proporcionar uma experiência tão importante. Eu adorei meu tempo aqui.

Deixe um comentário

