Serviço de creches: Ajudando as famílias e a nossa ambiente?

Trabalhando numa cooperativa de reciclagem cada semana, eu tomei consciência que muitas mulheres e homens jovens que trabalham lá têm filhos em casa para sustentar. Todo tempo que estou trabalhando como esses catadores, eu tenho ficado curiosa como eles podem pagar alguém para ficar com os filhos enquanto eles trabalham, ou o que eles fazem com os filhos durante os dias. Eu não queria perguntar-lhes diretamente.

Esta semana, essa pergunta foi respondida para mim quando nós visitamos duas creches que ficam perto da Cooperativa Chico Mendes. Chico Mendes tem uma parceria com essas creches, para coletar as coisas de reciclagem para separar e vender para empresas. Um das creches tinha quase 2000 crianças entre 1-5 anos. Eles tinham comida saudável, muitos brinquedos, filmes – qualquer coisa que se pode imaginar para criancinhas! Eu fiquei muito impressionada porque estas creches são absolutamente grátis para os pais. Por isso, as mães podem escolher entre ficar em casa com seus filhos ou trabalhar fora para ajudar com o salário da casa. Na maioria das vezes são as mães que fazem o papel de mãe e pai, tendo que cuidar da educação e sustento da família.

Em comparação, as creches do Canadá são extremamente caras, e por isso muitas mães ficam em casa, porque se elas pagam pelos serviços de uma creche, vão usar quase todo salário delas. Eu fiquei muito impressionada com as instalações e o trabalho que as pessoas (educadores) lá estão fazendo para pessoas como os trabalhadores da Chico Mendes. Este serviço de creches públicas, ajuda as famílias a aumentarem os ganhos trabalhando fora, como por exemplo em cooperativas para ajudar as suas próprias ambientes.

This entry was posted in Estagiários do Canadá 2011 by ecoarcidadania. Bookmark the permalink.

About ecoarcidadania

O Instituto Ecoar é uma organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP), sem fins lucrativos, que atua com educação ambiental para sustentabilidade, mudanças climáticas, programas e projetos de florestas, recursos hídricos, cidadania e desenvolvimento local sustentável. Nossa missão é contribuir para a construção de sociedades sustentáveis.

Deixe um comentário

