Voce conhece a sua pegada de carbono?

Uma das parcerias que Ecoar desenvolve no momento tem como foco o processo de criação de um instrumento on-line para medir pegadas de carbono individual ou, em última análise, o seu impacto sobre o meio ambiente. Participei em algumas reuniões com pessoas que estão nos mostrando esse instrumento, que será usado para ajudar a medir as pegadas de carbono para o projeto, ´Jogando Pelo Meio Ambiente,´ incluindo jogadores de futebol e as outras organizações afiliadas. Estes encontros têm me ajudado a perceber, de várias maneiras, que nem sempre faço tudo de forma correta, e que eu posso mudar para reduzir o meu impacto no meio ambiente.

Como estudante em estudos internacionais, eu gosto de pensar em mim como alguém que pensa localmente, mas age globalmente. Alguém que reduz tanto quanto possível o seu impacto sobre a qualidade do meio ambiente para preservá-lo para as gerações futuras. No entanto, ao longo desses encontros, eu percebi que ainda tenho muitos hábitos que podem ser modificados para reduzir significativamente os efeitos da mudança climática.

Aqui está uma pequena lista de dicas eu adotei durante minha estadia em São Paulo para reduzir o meu impacto pessoal sobre o ambiente:

* Minimizar o uso de aquecedores: usar roupas extra para manter quente

* Você realmente precisa de tanta frescura em sua casa durante todo o verão? Use ventiladores em vez de ar condicionado, quando não estiver muito quente.

* Ao usar um secador de cabelo, espere 15-20 minutos para deixar o cabelo secar naturalmente um pouco primeiro, isso vai economizar uma quantidade significativa de energia.

* Pendure as roupas fora em vez de usar a secadora, elas vão adquirir um cheiro mais fresco também!

* Desligue os aparelhos quando não estiver usando-os, incluindo fogão, microondas, carregador de telefone, etc …

Todos nós pensamos que somos tão pequenos no mundo e que a nossa contribuição pessoal para o aquecimento global é insignificante. Mas imagine se todos tomassem todos os meios necessários para reduzir seu consumo de energia e as emissões de gases de efeito estufa. O impacto seria enorme. O Ecoar terá, em breve, no seu website, uma calculadora disponível, onde você poderá medir sua pegada de carbono, e que também lhe dará dicas sobre como reduzir o seu impacto no aquecimento global.

Pensar globalmente, agir localmente!

Deixe um comentário

